Documentos de referência para a formalização de protocolos de segurança para o convívio no ambiente escolar.

Todos os artigos (8)

Classificar por

Documento disponibilizado em julho de 2020 pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. O objetivo deste documento é auxiliar os gestores municipais que já tenham tomado a decisão de promover o retorno às atividades da educação infantil no contexto da pandemia de COVID-19, seja agora ou a qualquer momento antes da disponibilização de uma vacina, e também os gestores da rede de ensino, bem como suas equipes. Nossa intenção é dar subsídios para o planejamento da reabertura das instituições de educação infantil, trazendo como base de reflexão a experiência de outros países que já reabriram ou planejam reabrir as unidades de educação infantil.

 

Como voltar às atividades na Educação Infantil

Uso de máscaras

Limpeza de superfícies

Políticas públicas em São Paulo - dados e mateiriais de apoio

Disponibilizado em julho de 2020 o manual  de autoria da equipes técnicas da Fiocruz está organizado em quatro partes: I) Sobre a Covid-19; II) Sobre a  organização geral da escola para atividades de ensino presenciais; III) Recomendações gerais para o deslocamento; e IV) Sugestões para a saúde do trabalhador. Embora este manual se refira às escolas de modo geral, é importante reconhecer que as discussões não contemplam aspectos específicos dos diferentes níveis e modalidades educacionais. 

Manual sobre Biossegurança para reabertura de escolas no contexto da COVID - 19

O Centers for Disease Control and Prevention - CDC publicou um conjunto de orientaçoes e procedimentos para o uso de máscaras. 

O documento recomenda que as pessoas usem máscaras em ambientes públicos e perto de pessoas que não moram em sua casa, especialmente quando outras medidas de distanciamento social são difíceis de manter.As máscaras podem ajudar a prevenir que pessoas com COVID-19 espalhem o vírus para outras pessoas. As máscaras têm maior probabilidade de reduzir a disseminação de COVID-19 quando são amplamente utilizadas por pessoas em ambientes públicos. As máscaras NÃO devem ser usadas por crianças com menos de 2 anos de idade ou qualquer pessoa que tenha dificuldade de respirar esteja inconsciente, incapacitada ou de outra forma incapaz de remover a máscara sem ajuda. Máscaras com válvulas de expiração ou aberturas NÃO devem ser usadas para evitar que a pessoa que usa a máscara
espalhe COVID-19 para outras pessoas (controle de fonte).

Clique para consultar o documento